quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sauna de aula, não!










Estudantes dos três anos do ensino médio do Colégio Pedro II, em São Cristóvão, muitos vestidos com biquínis, sungas, óculos de mergulho e bóias, fizeram um protesto, no início da tarde desta segunda-feira, contra o calor nas salas de aula. Segundo eles, que apelidaram a manifestação de "Sauna de aula, não!", a temperatura atrapalha o aprendizado e prejudica principalmente aqueles que estão no terceiro ano, em plena preparação para o vestibular. A ideia teria surgido de alguns professores insatisfeitos com as condições de trabalho.
- A reivindicação dos meninos é justa. O Rio está cada vez mais quente, nada justifica a falta de ar condicionados nas salas. Além disso, os poucos ventiladores são muito barulhentos, fazem com que o professor tenha um esforço vocal muito grande. Eu mesmo já tive problemas na voz por causa disso - argumenta o professor de Matemática Eduardo Vicente, que leciona na escola desde 1997.
A manifestação começou ao meio dia. Por volta das 14h, sob a alegação de que os alunos estavam atrapalhando o trânsito, policiais militares jogaram spray de pimenta nos menores e chegaram a agredi-los com cacetetes. Um estudante, de 17 anos, foi apreendido.
- Eu estava andando em direção à calçada, quando os PMs vieram pra cima de mim. É uma arbitrariedade, nosso protesto é pacífico e só queremos uma escola melhor - reclama outro estudante, de 17 anos, um dos alvo da repressão dos policiais durante a manifestação.
Até o momento, a direção da escola não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. O diretor do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope), professor Selmo Nascimento, e a vice-presidente da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ACDPII), Heloísa Levcovitz, convocaram uma reunião entre as duas organizações, os grêmios estudantis e a direção da unidade, mas o encontro ainda não está confirmado, nem tem previsão de data.
Extra

É um absurdo o que a gente enfrenta! Ano passado quase que eu não aguentei o calor da minha sala! E o pior: tinha um ar condicionado na sala que simplesmente NÃO GELAVA! A gente passava mais tempo brigando pra quem ficava recebendo o ar do que assistindo a aula! 
Hoje eu entrei no site do colégio e a pronunciamento da diretora é um absurdo em apoiar os policiais em vez de seus próprios alunos! Veja bem o que eles estão apoiando: "policiais militares jogaram spray de pimenta nos menores e chegaram a agredi-los com cacetetes." E a posição da diretoria geral descrita no próprio site :" A forma como a manifestação foi orientada e se desenvolveu, causou transtornos indesejáveis ao trânsito, levando a Polícia Militar a se fazer presente e atuante, o que aconteceu com tranquilidade e eficiência". Agora eles consideram agressões com cacetetes uma atitude totalmente tranqüila!!
 Será que eles esqueceram que a reivindicação não veio só dos alunos, mas dos professores também?! Não, é claro que eles não lembram, porque na verdade eles só pensam em si mesmos, e nas suas salas confortáveis COM AR CONDICIONADO e demais regalias.
O Pedro II todo dia inventa uma nova moda. Não é só questão do calor não. Todos os dias eles inventam novas regras: não pode entrar com essa meia, não pode entrar com esse sapato, não pode usar essa camisa, não pode, não pode. E o pior é que eles exigem coisas totalmente sem fundamento! Eu não pude entrar no colégio para assistir aula porque simplesmente eles disseram que eu tinha que pintar o metal por onde passa o cadarço do meu sapato!
Uma coisa eu tenho a dizer: As reivindicações não acontecem por acaso. Se nós reivindicamos é porque  queremos melhoras que podem sim ser feitas. Agora digo como um professor meu disse: " Se eles gastassem o dinheiro que é usado na ampliação de Realengo para colocar ar condicionado nas salas, esse protesto não teria acontecido". O problema é que eles querem que os próximos estudantes que vão entrar no Pedro II tenham o ridículo orgulho de dizer "eu estudo em um colégio grande"! Mas e nós, que estamos aqui e agora, que temos que estudar e se preparar pro vestibular?? Que grande incentivo vocês estão nos dando! Na verdade , é esse o incentivo: "Não venham para o colégio! É melhor estudar em casa com o seu ventilador ou ar condicionado do que sair de casa para entrar numa sauna e TENTAR estudar.
Para vocês, alunos, professores e diretores das unidades do Pedro II:
SAUNA DE AULA, NÃO!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...